quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Juscelino Kubitschek


Mas seus feitos o consagraram como um dos principais dentre muitos que já passaram por este cargo.
JK, como era conhecido, foi eleito Presidente da República em outubro de 1955. Candidato numa coligação história entre PSD (Partido Social Democrata) e PTB (Partido Trabalhista Brasileiro),mas até tomar posse, enfrentou muita oposição, principalmente da UDN (União Democrática Nacional) e de setores militares.
Em pouco tempo, ele conseguiu reunir apoio de diversos setores, sobretudo, conquistou a simpatia da população. O governo de JK foi muito dinâmico e modernizador. O destaque foi a chamada política desenvolvimentista, ou seja, fazer o Brasil crescer e se desenvolver “cinquenta anos em cinco”. Além dos recursos públicos, ele incentivou também o investimento privado para dar fôlego ao crescimento econômico do país.
Para ampliar o desenvolvimento econômico brasileiro, JK considerava impossível o projeto de economia sem a participação do capital estrangeiro. Para alcançar os objetivos do Plano de Metas era necessária uma intervenção maior do Estado da economia, priorizando então, a entrada de capitais estrangeiras no país, principalmente pelas indústrias automobilísticas. Ressaltando que nesse período o Brasil iniciou o processo de endividamento externo.
A construção de Brasília foi, sem dúvida, um dos fatos mais marcantes da história brasileira, e da política de JK no seu mandato de 5 anos como presidente, sendo uma das maiores obras do século XX. A ideia de construir uma nova capital no centro Mineiro de Diamantina, Juscelino Kubitschek de Oliveira foi o 20º Presidente do Brasil. O gráfico do País estava prevista na Constituição de 1891, na Constituição de 1934 e na Constituição de 1946, mas foi adiada, sua construção, por todos os governos brasileiros desde 1891.

Conclusão
Juscelino Kubitschek de Oliveira (Diamantina, 12 de setembro de 1902 — Resende, 22 de agosto de 1976) foi um médico, militar e político brasileiro. Conhecido como JK (lê-se jota-cá), foi presidente do Brasil entre 1956 e 1961. Foi casado com Sarah Kubitschek, pai de Márcia Kubitschek e pai adotivo de Maria Estela Kubitschek.

Com estilo de governo inovador na política brasileira até então, Juscelino construiu em torno de si uma aura de simpatia e confiança entre os brasileiros. Foi o responsável pela construção da nova capital federal, Brasília, executando assim o antigo projeto da mudança da capital para promover o desenvolvimento do interior e a integração do País. Durante todo o seu governo, o Brasil viveu um período de desenvolvimento econômico e estabilidade política.

Carreira Política de Juscelino Kubitschek:
Prefeito de Belo Horizonte de 1940 a 1945
Governador de Minas Gerais de 1951 a 1955
Presidente do Brasil de 1956 a 1961

Aluno: Samuel Gomes Fernandes

Um comentário:

  1. faltou postar sobre o mandato de deputado federal de JK que foi qdo ele foi cassado pelos militares! Profª Ju

    ResponderExcluir